Governança Familiar é o sistema que possibilita que cada assunto seja tratado em espaço específico, com as pessoas e competências necessárias para cada decisão. Uma boa governança é traduzida na qualidade das relações entre os vários fóruns de poder de uma empresa, impactando diretamente na credibilidade das pessoas (sócios, familiares, gestores, fornecedores e sociedade em geral) e consequentemente na atração de capital tangível e intangível. Ou seja, recursos que possibilitam o crescimento e continuidade das organizações.


Conselho de Administração

O Conselho é o principal órgão do sistema de governança. Elo entre sócios e gestão, é o responsável pelo processo de decisão do direcionamento estratégico. O Conselho deve decidir os rumos do negócio de acordo com o que for melhor para a organização, buscando retorno do investimento e o equilíbrio entre as partes interessadas (stakeholders).

Dinâmica do Conselho Efetivo

Atuamos como guardiões de disciplinas e boas práticas que promovem reuniões de qualidade tanto para novos conselhos como para conselhos em fase mais avançadas. Damos suporte para avaliação e melhorias na dinâmica e expressão das posições, informações, e debates entre os Conselheiros, e entre o Conselho e o Diretor Presidente.

Acordo de Acionista e Protocolo da Família

Desenvolvimento de uma visão compartilhada do futuro da família e da empresa, envolvendo decisões que contemplam as várias gerações, suas vocações e expectativas.

É uma declaração compartilhada por todos. Uma opção pela clareza. Trata-se de documento jurídico, que registra como os sócios querem estar e trabalhar juntos. Além de espelhar os princípios e os valores de todos os envolvidos, norteia todas as decisões da sociedade.

Alguns temas comuns de acordos:

  • Preferência na compra e alienação de ações;
  • Exercício do controle societário e direito de voto;
  • Política bem definida de distribuição de lucros;
  • Sucessão, incluindo contratação / Admissão de partes / Demissão de familiares;
  • Fusão e aquisição / Acesso ao capital / Financiamentos/ Aprovação de Investimentos
  • Regras básicas de convivência e Regras de solução de impasses e conflitos de interesse;
  • Políticas claras de remuneração direta e indireta dos Administradores – transparência total;
  • Composição do Conselho.

Planejamento de Transição e Sucessão

É uma jornada, e não um evento pontual que assegura a continuidade dos negócios através de uma liderança qualificada e legitimada pelas partes interessadas (stakeholders) de uma organização.

Sucessão é transferência de poder; portanto, é fundamental ter a credibilidade para sustentar o poder transferido formalmente, através do exercício da liderança e da competência. Liderança se conquista. Competência se desenvolve.

Atuamos no processo como um todo, desde a visão comum de futuro da empresa até a avalição de perfis e implementação do plano.

Conselho de Família

O Conselho de Família é uma entidade dinâmica que lida com o legado imaterial e material. É o guardião dos princípios e da cultura (história, valores éticos, visão). É um fórum onde membros da família empresária gerenciam tudo que é comum ao grupo: o patrimônio, a educação dos futuros acionistas e membros da família. É a partir deste fórum que a família faz o elo de forma disciplinada com o Conselho de Administração.

Iniciamos através de reuniões em cada núcleo, conhecendo as motivações, demandas, e preocupações. A implementação é particular, respeitando as necessidades de cada família e fase que se encontra.

Programa de Desenvolvimento da Futura Geração

É um processo de preparação da futura geração de líderes, que busca diferenciar os papéis de cada membro da família em seus aspectos pessoais e profissionais, promovendo a consciência de suas responsabilidades e necessidades (na governança familiar, na carreira profissional e pessoal), desenvolvendo competências, conhecimentos e perspectivas como futuros acionistas.

Mediação – Dinâmica entre Familiares e Sócios/Acionistas

Aprofundamento da comunicação e alinhamento entre sócios/acionistas e núcleos familiares, gerindo tensões e rivalidades no contexto da empresa familiar.

.CONHEÇA NOSSA ABORDAGEM